segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Carta aos meus descendentes


Visão dos índios à carta de Pero Vaz  de Caminha      
               


   







  Hoje apareceram em nosso horizonte várias canoas gigantescas, que cabem diversos guerreiros, os seus tripulantes, tinham olhares  de admiração e mostravam-se não conhecer o que temos em nossas terras, pois querem dar nome a nossa terra, aos nossos bichos e árvores.
  Estes guerreiros que chegaram pelas águas tem pele estranha, cabelos secos, parecendo -lhe palha de milho, cobrem-se com panos, e não tem um cheiro agradável. Eles ficaram  espantados e ao mesmo tempo com medo de nós, como se nós representássemos perigo para eles. Os seus hábitos e costumes eram muito diferentes do nosso,  podemos notar que não respeitam os nossos, eles nos reparam e observam tudo que faziam, muitas das vezes com olhares estranhos, principalmente para as índias, olhar de querer possuir, um olhar sombrio, eles querem saber dos nossos hábitos alimentares e onde guardamos as nossas pedras de adorno. Eles também tem um Deus diferente do nosso e queriam  que nós celebremos junto com eles, não sei, mas posso sentir que um novo vento, vento de tempestade se aproxima!!

O que é Metáfora e Comparação?

Metáfora


     É uma figura que consiste na substituição de um termo por outro, com o qual apresenta semelhanças, é uma  palavra ou expressão que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. 
Exemplos:
"Amigo é uma grande tarefa."                                       (Alexandre O'Neill)
"Santarém é um livro de pedra..."                                  (Almeida Garrett


Comparação

    É uma aproximação entre dois termos ou expressões através de uma conjunção ou locução subordinativa comparativa (como, assim como, bem como, etc.) ou de um verbo com função semelhante (parecer, lembrar, sugerir, assemelhar-se, sugerir, etc.), leva à compreensão mais profunda do primeiro termo.Comparação é uma figura de linguagem semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos. A relação entre esses elementos pode formar uma comparação simples ou uma comparação por símile mil e uma maneiras.
É mais facilmente entendida como a aproximação de dois termos que se assemelham.
Exemplos:
(A cidade) "É como um tecido orgânico".                          (António Gedeão)
”Alma árida como urze".                                          (Alexandre Herculano)
«O silêncio é como se fosse água.» 




terça-feira, 21 de agosto de 2012

Conceito de texto literário e texto não literário.



     O texto literário é rico em linguagem literária, repleto de recursos expressivos que chamam a atenção para o modo como foi construído. A preocupação estética é patente, as palavras são arranjadas no papel com muita beleza e são aqueles que, em geral, têm o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética. Exemplos de textos literários:poemas, romances literários, contos, telenovelas. O texto não literário procura dar uma opinião pessoal, ou narrar um fato acontecido, mas de maneira direta e objetiva, numa linguagem referencial o texto em si pretende informar o leitor de forma direta e objetiva, a partir de uma linguagem denotativa. Exemplos de textos não-literários:notícias e reportagem jornalística, textos de livros didáticos de História, Geografia, Ciências, textos científicos em geral, receitas culinárias, bulas de remédio.