Cidadezinha qualquer
Mulheres entre laranjeiras,
pomar amor cantar;
Um homem vai devagar
Um cachorro vai devagar
Um burro vai devagar
Devagar... as janelas olham
Eta! Vida besta meu Deus.
https:http://nannycherry.blogspot.com.br
Poesia completa e prosa Rio de Janeiro, Aquilar 1978.
Carlos Drumond Andrade
Na 1ª estrofe da entender que há um espaçamento entre as casas e as bananeiras- Oração
quando a frase se constitui de mais de uma palavra, organizadas em torno de um verbo, a chamam de oração, temos substantivo da um função de sujeito, e não há artigo, no verso "mulheres entre laranjeiras", que a figura da mulher era para o lar, casamento. No 3° verso temos os elementos semânticos, A semântica linguística estuda o significado usado por nós para se expressar através da linguagem.
Na 2ª estrofe temos artigos Ex:(Um homem...) foi empregado artigo indefinido, o artigo indefinido, se colocado diante de um nome próprio, muda seu sentido para um apelativo, temos também advérbio, é a classe gramatical das palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio. E observa-se a repetição do advérbio "devagar"dando uma força semântica.
E na 3ª estrofe temos os artigos definidos, Ex:( as, ...) e verbo, " as janelas olham" pessoas se debruçam na janela para olhar, o que se passa, ao seu redor, na rua, " Eta! Vida besta meu Deus" sentido denotativo "besta" adjetivo, "meu Deus" pronome possessivo, prosopopeia É uma figura de linguagem que atribui características humanas, vidas, personificando assim seres ou coisas inanimadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário